São Pedro

O Apóstolo de Cristo

História de São Pedro

Texto: Expedição 19

De acordo com o Papa Bento XVI em seu livro “Os Apóstolos”; Pedro é o Apóstolo mais citado no Evangelho: 154 vezes. O segundo que é João é citado apenas 46 vezes. Estes números dão uma pequena dimensão da importância de São Pedro. Uma outra observação que podemos fazer é que nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas onde é citado o nome dos doze apóstolos, Pedro, sempre é o primeiro na lista.

Nascido em Betsaida, na Galiléia, próximo a cidade de Cafarnaum; o seu nome de nascimento era Simão, seu pai se chamava João ou Jonas. Simão era pescador e tinha um barco em sociedade com seu irmão André, que também se tornou Apóstolo de Cristo.

Na narração do evangelho de João quando Jesus se encontra pela primeira vez com Simão ele diz: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas, que quer dizer pedra. Já, na narração no dos evangelhos de Mateus e Marcos é dito que quando Jesus andava pelas margens do Mar da Galiléia, um lago muito grande do Rio Jordão, ele avistou Simão e seu irmão André que estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores, e disse: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Desse momento em diante ambos se tornaram Apóstolos de Cristo.

Simão, junto com seu irmão André e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze apóstolos. Ele presenciou vários milagres, um deles inclusive foi com sua própria sogra. Em uma passagem do Evangelho de Lucas diz: “Jesus havia saído da sinagoga e entrou na casa de Simão. Sua sogra estava com febre alta, e pediram lhe que ele intercedesse por ela. Jesus inclinou-se próximo à mulher e ordenou que a febre a deixasse. No mesmo instante a mulher se levantou e começou a servir as pessoas que estavam ali.

Mas a passagem que marca a vida deste Apóstolo para a eternidade, foi aquela em que Jesus pergunta aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias ou um dos profetas.

E Simão, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” No mesmo instante Jesus falou: “Bem-aventurado és tu Simão, porque não foi a carne e o sangue que lhe fizeram esta revelação, mas sim meu Pai, que está nos céus. Pois eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

O apóstolo também aparece ativamente nas narrativas dos últimos momentos de Jesus Cristo antes da crucificação. É dele, junto de João a responsabilidade de organizar a última ceia. É ele quem questiona o Senhor quando estava a lavar os pés dos Doze Apóstolos e quando o Senhor explicou sobre a importância daquele gesto de lavar os pés, ele pediu até mesmo um banho.

Simão Pedro era uma pessoa impulsiva, sempre era o primeiro a questionar o mestre e por isso era de certa forma o porta voz dos apóstolos, mas algumas vezes se arrependia de suas atitudes. Podemos citar dois exemplos de seu temperamento impulsivo: quando na ocasião da prisão de Jesus, o defendeu de todas as maneiras e chegou a cortar, com sua espada, a orelha de um soldado romano. E em outro exemplo logo depois; quando Jesus já estava preso, o negou por três vezes, dizendo que não o conhecia. Logo após o galo cantou. Então se lembrou das palavras que Jesus havia lhe dito: “antes que o galo cante, tu me negarás por três vezes”. Ele saiu dali e chorou amargamente seu arrependimento.

Após a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, Pedro se torna o líder dos apóstolos e na celebração do Pentecostes ele recebe o Espírito Santo e é o primeiro apóstolo a proclamar o evangelho. Nesta ocasião milhares de pessoas se converteram.

De acordo com relatos, depois de pregar o evangelho em muitos lugares, Pedro foi perseguido e preso pelo imperador Nero em Roma entre os anos 64 e 67. Ele foi condenado a morte na cruz. No momento da crucificação São Pedro pediu para ser crucificado de ponta cabeça, pois não era digno de morrer como Cristo.

Seu túmulo está na Basílica de São Pedro, no Vaticano em Roma, na Itália.

São Pedro, o primeiro papa da igreja católica apostólica romana e o terceiro santo junino é festejado no dia 29 de junho.

Oração a São Pedro


“Ó glorioso São Pedro Apóstolo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de corações. Vós que dissestes: “Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna.” Vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto ao Senhor Jesus, dando-nos coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na minha família, na minha comunidade, no meu trabalho e em toda a parte. Ó, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: “Senhor, Tu sabes que eu Te amo”, ensinai-nos hoje o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz, e com as chaves da Caridade, abri para mim as portas de uma vida melhor.” Amém.

São Pedro, rogai por nós.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *