São Silvestre

Papa Silvestre I

São Silvestre

Texto: Expedição 19

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, São Silvestre não é apenas o nome de uma corrida internacional de rua que acontece todos os anos no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo aqui no Brasil. Mas quem foi São Silvestre? Silvestre I foi um Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. 

Sua data de seu nascimento é um tanto incerta. 280, 285 e até 293, mas é certo que nasceu em Roma. Os dados históricos de São Silvestre são muito vagos. O pouco de sua vida que sabemos é o período que foi o sumo pontífice. Silvestre foi o 33º Papa e seu pontificado foi de 31 de janeiro de 314 a 31 de dezembro de 335.

Silvestre I foi o Papa que assumiu uma igreja livre da perseguição do Império Romano, pois em Junho de 313 foi promulgado pelo Imperador Constantino o Edito de Milão que permitia a liberdade religiosa, colocando um fim nas perseguições religiosas, principalmente aos cristãos, que já se arrastava por mais de 300 anos. O Papa Silvestre I e o imperador Constantino tinham um excelente relacionamento. Esse bom relacionamento entre o Papa e o imperador estabeleceu a autoridade da Igreja Católica no mundo Antigo e Medieval colocando-a em um novo contexto social e político. Também em seu pontificado e com o auxílio do imperador Constantino que se deu início aos primeiros monumentos cristãos, como a Basílica de São João de Latrão, hoje a catedral da Diocese de Roma e a Basílica de São Pedro, hoje no Vaticano.

Papa Silvestre I faleceu no dia 31 de dezembro de 335 em Roma, Itália. Suas relíquias estão na Basílica de São Silvestre Primeiro ou San Silvestro in Capite, também em Roma. 

São Silvestre, o santo que dá nome a corrida que marca o final do ano, é festejado no dia 31 de dezembro.

2 comments

  1. says:

    Amizades são tesouros preciosos…
    Vejam só onde podem nos levar! No caso da igreja, foi uma benção! Sem falarmos pra nós cristãos…a liberdade de culto é fundamental.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *