Texto: Expedição 19
Rodrigo nasceu em Cabra, hoje cidade da província de Córdoba na Espanha, mas na época de seu nascimento, no início do século IX, este lugar era de domínio muçulmano. Sua família se mudou para Córdoba onde foi ordenado padre. Padre Rodrigo tinha dois irmãos, um que era mau cristão e um outro que era muçulmano. Eles viviam em constantes brigas. Certa vez padre Rodrigo foi apartar uma briga entre os irmãos e levou a pior, pois ambos se voltaram contra o padre de Córdoba.
Padre Rodrigo foi espancado pelos irmãos e ficou inconsciente; seu irmão muçulmano, aproveitou-se deste momento e espalhou para toda a cidade que ele havia se convertido, e agora era muçulmano. Quando padre Rodrigo se recuperou fugiu para longe dali, pois estava envergonhado do ocorrido. Não demorou muito e foi encontrado. Seu irmão o levou a um juiz muçulmano e disse que Rodrigo havia renegado a fé em Cristo. O padre então negou e disse que jamais renunciaria sua religião cristã. O juiz mandou então que o prendessem. Nesta prisão padre Rodrigo se encontrou com Salomão (São Salomão), um outro prisioneiro cristão que estava encarcerado pelo mesmo motivo. Ambos, se uniram e decidiram que jamais iriam renunciar sua fé em Cristo. O juiz mandou então que fossem decapitados e seus corpos jogados no rio. Dizem que os guardas lançaram também ao rio, as pedras que estavam sujas com o sangue dos mártires, pois havia o perigo de que o povo as transformassem em relíquias. Era 13 de março de 857.
São Rodrigo de Córdoba é festejado no dia 13 de março.
“Oh São Rodrigo e São Salomão, mártires de nosso Senhor Jesus Cristo, que diante o juiz muçulmano, declarastes com coragem vossa fé cristã! Oferecei ao Senhor os vossos méritos em nosso favor, a fim de que tenhamos como vós uma fé forte e verdadeira, que não se abala diante das afrontas e dificuldades, mas, que permanece forte, ainda que com isso, tenhamos que pagá-la com o próprio sangue no martírio. Que a vossos exemplos, oh santos mártires de nosso Senhor Jesus Cristo, tenhamos uma vida santa, e com ela, levemos a todos o testemunho da verdade da Santa Fé Católica! Ó Maria Santíssima, Virgem fidelíssima, fazei de nós perfeitos imitadores de São Rodrigo e São Salomão como eles foram vossos, imitando a vossa fé heróica, ainda quando todas as aparências nos pareçam contrárias!
São Rodrigo e São Salomão, rogai por nós!
Gostei, gostaria de receber a oração de São Rodrigo de Córdoba, aguardo.