São Lucas

Evangelista

História de São Lucas

Médico e evangelista, alguns autores afirmam que também era pintor e lhe atribuem a primeira pintura da Virgem Maria. São Lucas é o autor do 3º Evangelho e do livro Atos dos Apóstolos. Em ambos os escritos, São Lucas se dirige a Teófilo, palavra que vem grego “Teo = Deus”, filos = amigo, traduzindo amigo de Deus. Mas quem é Teófilo? Um poderoso  nobre, um cristão, o patrocinador dos trabalhos de São Lucas? O beneficiado, não foi somente Teófilo. Mas, os maiores beneficiados fomos todos nós, amigos de Deus. Pois os escritos de São Lucas nos ajudam a fortalecer nossa fé. Assim, como São José, São Lucas é muito pouco citado nas Escrituras, portanto muitos fatos de sua vida, além de seus escritos, são baseados em deduções dos fatos históricos de seu tempo.

Nascido no primeiro século em Antioquia, antiga província do império romano na Síria, hoje é cidade de Antáquia e pertence ao território da Turquia. Lucas é grego, o único dos três evangelistas que é não judeu. Teve a chance de estudar e se formar médico, tornando-se uma pessoa culta. Alguns estudiosos o mencionam também como o primeiro artista a fazer uma pintura da Virgem Maria. Não há datas e registros exatos da conversão de Lucas, mas é sabido que essa virtude se deu no tempo de seu encontro com Paulo (São Paulo). 

Como autor do livro do 3º Evangelho, Lucas nos diz “haver diligentemente investigado tudo desde o princípio e escrito estes fatos ao excelentíssimo Teófilo”. Somente no Evangelho escrito por Lucas que encontramos a narrativa de muitos detalhes como: a anunciação do anjo Gabriel ao sacerdote Zacarias sobre o nascimento de João Batista e a anunciação do mesmo anjo a Maria sobre o nascimento de Jesus. E a visita de Maria a sua prima Isabel? O nascimento de João Batista? O nascimento de Jesus? A tradição nos ensina que tudo isso foram fatos narrados pela própria Virgem Maria a Lucas. Daí também o fato de, somente encontrarmos no Evangelho de Lucas, a passagem de Jesus aos doze anos no Templo entre os doutores da Lei. 

É preciso lembrar também que Lucas foi discípulo de Paulo de Tarso, portanto é muito provável que Paulo tenha também lhe narrado outros fatos importantes, além é claro, dos presenciados e vividos pelo próprio Lucas durante suas viagens de evangelização ao lado do Apóstolo Paulo. Muitos destes fatos estão escritos no livro Atos dos Apóstolos.

Assim como Paulo, que é o Apóstolo dos gentios, Lucas também acredita que a salvação que Jesus prega é para todos sem exceções e não somente para os judeus. Devido a esse pensamento, existem escritos que encontramos somente no Evangelho de São Lucas, como por exemplo a parábola do Bom Samaritano. Nela, São Lucas deixa claro que também os pagãos (o samaritano) são chamados a fazerem parte do reino de Deus. Há também uma outra linda, que todos nós lembramos: é a parábola do filho pródigo. Assim como o pai perdoa e recebe o filho que o havia abandonado, Deus também perdoa recebe toda a humanidade que tem errado muito.

Outras particularidades do Evangelho de Lucas, são detalhes que o médico nos revela, como por exemplo; a cura da enfermidade da sogra de Pedro, ele nos diz que esta enfermidade é “febre”. Ou então na passagem que nos fala da agonia de Jesus quando estava rezando no Getsêmani, ele é o único evangelista que descreve: “Jesus suou sangue”. 

As circunstância da morte de São Lucas são incertas e existem várias versões: alguns biógrafos afirmam que foi em sua velhice com idade de 84 anos, em Tebas na Grécia. Outros afirmam não que ele morreu em Roma no ano 84.  Mas a tradição diz que ele morreu como mártir enforcado em uma árvore na província romana de Acaia, na Grécia, no ano 84. 

Desde o século XII, os restos mortais de São Lucas, estão em uma capela lateral da Basílica de Santa Giustina, em Pádua, na Itália. Em 2001, foram divulgadas análises de DNA que reforçam a hipótese dos restos mortais serem realmente de São Lucas.

São Lucas médico de homens e de almas é festejado no dia 18 de outubro.

Oração do Médico

“Ó Mestre,
eu te agradeço porque me entregaste
a missão de exercer a medicina,
restituir a alegria de viver às pessoas
que me são confiadas a qualquer
hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir
a sociedade como instrumento
de tua providência.
Grandes são os avanços da ciência,
mas também são inúmeros
os desafios à limitação humana
que exige de mim seriedade,
equilíbrio, sabedoria e fidelidade
ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida!
Ilumina-me e faça de mim um mensageiro
de misericórdia e esperança.
Que no final de cada jornada
eu possa celebrar o renascer da vida,
fruto do trabalho e entregar-te
às situações da minha limitação
quando não tiver êxito.
Senhor,
que vieste trazer vida e vida em abundância,
tornar-me um instrumento de tua misericórdia.”
Amém.
Obrigado, Senhor!

São Lucas, rogai por nós.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *