São Longuinho

O santo dos objetos perdidos

História de São Longuinho

Texto: Expedição 19

Como vários outros santos, com São Longuinho não foi diferente. Existem várias versões de sua história. Mas em todas as versões, ele foi um centurião que estava presente na crucificação de Jesus. E foi ele quem o feriu com uma lança após sua morte; mas se converteu depois do fato de ter sido banhado com a água e sangue que jorraram do corpo de Cristo.

Longinus (que em grego significa lança) era um soldado romano de baixa estatura, frequentava festas quando servia na corte de Roma, antes de ser destacado para Israel. Devido a sua altura, tinha uma visão privilegiada sobre o que acontecia debaixo das mesas; encontrando assim muitos objetos perdidos e os devolvia os aos seus donos. Será que é daí a fama de São Longuinho?

Na ocasião da crucificação de Jesus Cristo, Longinus estava presente e foi ele quem perfurou o lado de Jesus com uma lança. Alguns dizem que foi para aliviar sua dor, outros dizem que foi para verificar se já estava morto. O fato é que quando o perfurou, jorrou água e sangue do corpo de Cristo, que respingaram nos olhos do soldado. Neste momento Longinus foi tocado pelo Espírito Santo, quando disse que realmente Aquele homem era o filho de Deus. Na mesma hora foi curado de uma grave enfermidade que tinha nos olhos. Seria essa enfermidade uma cegueira da alma? Pois Longinus se converteu e passou a propagar o nome de Deus.

Mais tarde, já convertido e vivendo como Monge em Cesaréia, na região da Capadócia, na Turquia, propagava o Evangelho. Foi descoberto e denunciado ao Imperador Romano, que deu ordens para prenderem Longinus, o centurião que agora era um monge. Caso renunciasse a fé em Jesus Cristo seria perdoado, mas como não o fez, foi martirizado tendo os dentes arrancados, a língua cortada e por fim decapitado.

Em 999, foi canonizado pelo Papa Silvestre II que, de acordo com alguns relatos, dizem ter pedido a intercessão do aspirante a santo para que alguns documentos fossem encontrados e assim se encerrasse o processo de canonização. O pedido foi atendido e São Longuinho canonizado.

São Longuinho ou Longinus está em um dos nichos dos pilares que sustentam a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano em Roma, na Itália.

São Longinus ou São Longuinho é festejado no dia 15 de março.

Oração a São Longuinho

“Caro São Longuinho, patrono dos pobres e o ajudante daqueles que procuram artigos perdidos, me ajude a encontrar o objeto que eu perdi ( diz aqui o objeto perdido) e que eu encontre melhor uso para o meu tempo e o use para ganhar para Deus a maior honra e glória. Conceda-me esta graça e o seu precioso auxílio para todos que procuram o que perderam, principalmente aqueles que procuram encontrar e ganhar novamente as graças de Deus e a vida eterna.” Amém.

São Longuinho, rogai por nós.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *