Padroeiro dos Jornalistas e Escritores
Texto: Expedição 19
Francisco de Sales nasceu em 21 de agosto de 1.567 no castelo de Sales na Sabóia. Na época a Sabóia era um território que compreendia um pedaço da França, Suíça e Itália. Hoje é território francês.
Recebeu esse nome por seus pais serem devotos de São Francisco de Assis e era o filho primogênito da nobre família Sales.
O primeiro filho homem herdava muitas responsabilidades, pois era o responsável por carregar o título da família e manter sua linhagem. Desde cedo Francisco de Sales teve uma educação diferenciada, pois seus pais tinham grandes ambições para ele. Como todas as crianças de sua idade, recebe a primeira comunhão aos dez anos. Mais tarde é encaminhado a Paris, na França, onde foi educado por padres Jesuítas. Entre vários estudos, aprendeu filosofia e teologia. Foi para Pádua na Itália onde estudou Direito. Nessa época surge o desejo de um dia se tornar padre e consagra sua vida a Deus fazendo voto de castidade. Esse pensamento vinha contra todos os desejos de seu pai que já havia lhe arranjado um cargo no senado de Sabóia e uma rica herdeira para ser sua noiva assim que retornasse. Mas Francisco seguiu seus próprios preceitos e se tornou sacerdote em 1.593
Padre Francisco se envolveu ativamente nas campanhas de evangelização entre os protestantes de Saboia, conseguindo a conversão de muitas pessoas. Distribuía folhetos combatendo heresias e apresentando as verdades do catolicismo. Neste período, sobreviveu a diversas tentativas de assassinato.
Em 1.602 foi nomeado bispo de Genebra. Todos queriam ouvir Dom Francisco, ele era convidado a anunciar o Evangelho em todos os lugares, inclusive para a família real de Sabóia. Foi conselheiro espiritual de Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo.
Dom Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1.622 em Lyon, na França.. Mas foi sepultado no dia 24 de janeiro. Seu túmulo está na Basílica da Visitação em Annecy, na França.
Entre seus escritos estão as obras “Introdução à vida devota” ou Filotéia” e “Tratado do Amor de Deus”. Ambas são editadas até os dias de hoje.
Há relatos que em 1.632, na exumação dos seus restos mortais, seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços; e uma fragrância doce exalava de seu túmulo.
São Francisco de Sales foi canonizado em 1.665 pelo Papa Alexandre VII e proclamado Doutor da igreja em 1.877. Além disso, foi a inspiração de Dom Bosco quando fundou a Congregação Salesiana, no qual o nome original era Sociedade de São Francisco de Sales.
Em 1.923 foi eleito pelo Papa Pio XI patrono dos jornalistas e escritores. Isso, devido ao seu estilo e ao conteúdo de seus escritos; pois ele inovou e usou amplamente folhetos e livros em sua evangelização. Esse periódicos são considerados os primeiros jornais católicos do mundo.
São Francisco de Sales é festejado no dia 24 de janeiro.
“Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”
Amém.
Comentários