São Dimas

O bom ladrão

História de São Dimas

Texto: Expedição 19

São Dimas foi um dos ladrões crucificados com Jesus. Dimas é o bom ladrão, aquele que defendeu Jesus dos insultos do outro ladrão que também foi condenado a ser crucificado.

No Evangelho de São Lucas onde o fato é narrado, não é dito o nome  de nenhum dos ladrões.

O nome Dimas, aparece pela primeira vez, somente no século IV, no Evangelho Apócrifo de Nicodemos ou Atos de Pilatos. Aliás, o nome citado é Dismas: que em grego significa aquele que nasceu no por do sol.

Há outros relatos: Um diz que durante a fuga para o Egito, a Sagrada Família foi acometida de roubo por malfeitores. Na ocasião Dimas defendeu a Virgem Maria e o Menino Jesus, pois entre os ladrões existia uma regra para que nunca assaltassem mulheres e crianças.

Já um outro relato diz que Dimas, ainda criança, havia contraído lepra e morava em um covil de ladrões, seu pai era o chefe do bando. Eles viviam em uma caverna ou gruta. E quando a Sagrada Família fugia do rei Herodes para o Egito, buscou abrigo neste lugar para passar uma noite.

No dia seguinte, a Virgem Maria pediu um pouco de água para que pudesse banhar seu filho. Pouco depois, a mãe de Dimas lavou seu filho com a mesma água, que o menino Jesus havia sido banhado e teve uma feliz surpresa, a lepra desapareceu do corpo do da criança.

O menino cresceu; e infelizmente seguiu os passos do pai, tornando-se um perigoso ladrão, que um dia foi preso e condenado e por Pôncio Pilatos a ser crucificado ao lado de Jesus.

Na crucificação, Dimas foi a única pessoa que defendeu Jesus das acusações, insultos e zombaria que todos faziam. Uma destas acusações partiu do próprio ladrão que estava ali, ao lado, na cruz. “Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós!” Mas então o outro ladrão, que era Dimas, o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo; recebemos esta condenação pelos crimes que cometemos, mas este, não fez mal algum. E acrescentou: Senhor, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!” Jesus lhe respondeu; “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”.

A canonização de São Dimas aconteceu no momento que Jesus afirmou que ele teria seu lugar assegurado no paraíso.

Você se lembra do significado do nome Dimas? É aquele que nasceu no por do sol. Ou seja, quando sua vida já estava acabando; ele nasceu para Deus.

São Dimas, o bom ladrão, é festejado no dia 25 de março.

Oração a São Dimas

“Glorioso São Dimas, que agonizastes junto à cruz do Salvador e junto de Maria, Mãe e Refúgio dos pecadores. Fostes a primeira conquista de Jesus e de Maria no calvário. Fostes o primeiro Santo canonizado pelo próprio Jesus Cristo, quando vos garantiu o reino dos Céus: “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”, Eis porque, hoje prostrados aos vossos pés, a vós recorremos confiando na infinita misericórdia que vos santificou no calvário das chagas de Jesus Cristo, nas dores e nas lágrimas de Maria Santíssima. Em nossa aflição, humilhados pelos grandes pecados, mas esperando tudo da vossa bondosa proteção, pedimos que intercedeis por nós. Valei-nos, alcançai-nos as graças que ardentemente vos suplicamos.” Amém.

São Dimas, rogai por nós.

2 comments

  1. says:

    Obrigada por compartilhar essa história 🙏 eu não conhecia!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *