Nossa Senhora da Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição

Expedição 19

Nossa Senhora é somente uma. Ela é a mãe de Jesus Cristo nosso Senhor.  Ela é invocada sobre vários nomes ou títulos. Todos eles ligados a aparições, manifestações e devoções nos diferentes lugares do mundo. Imaculada Conceição de Maria é mais um desses títulos. Só que esse título é litúrgico, ou seja é um dogma da Igreja Católica. Só para entender, Dogma é uma verdade de fé revelada por Deus e proclamado solenemente pelo Papa, depois de uma convenção com seus bispos e cardeais. Nenhum católico deve questionar esta proclamação, mas sim segui-la. Então, qual o significado da Imaculada Conceição? Imaculada = sem mácula, sem mancha, sem pecado. Conceição = concepção. Ou seja, Maria foi concebida sem pecado. Essa concepção sem pecado é confundida com a de Jesus Cristo, que foi concebido pelo Espírito Santo. A virgem Maria, foi concebida por São Joaquim e Sant’Ana, mas Deus a purificou do pecado original no momento em que foi concebida, pois ela estava predestinada a ser a mãe do filho de Deus, Jesus Cristo.

No dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX institui o dogma da Imaculada Conceição de Maria ou Nossa Senhora da Imaculada Conceição com a Bula Pontifícia Ineffabilis Deus – do latim Deus Inefável. O documento diz que: “ que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis.

O dogma da Imaculada Conceição, como acabamos de ver, foi instituído em 1854, mas desde os primeiros séculos os Padres da Igreja (importantes teólogos e mestres do cristianismo, como Santo Agostinho) já defendiam a concepção da Virgem Maria purificada do pecado original. Mas, vamos nos ater somente a duas mensagens deixadas por Nossa Senhora. Uma antes e uma depois de 1854. 

No dia 27 de Novembro de 1830, portanto antes da proclamação do dogma, Nossa Senhora aparece a Santa Catarina Labouré circundada pela frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”  E em 1.858,  após a proclamação do dogma, exatamente no dia 25 de Março, o dia em que celebramos a festa da anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora, a Santíssima Virgem aparece a Santa Bernadette Soubirous e lhe diz: “Eu sou a Imaculada Conceição.” Como podemos ver, a própria Virgem Maria confirma o dogma da Imaculada Conceição antes e depois de sua proclamação e sua proclamação pelo Papa Pio IX.

Deus enviou seu filho Jesus, para salvar toda humanidade. Mas foi através da Virgem Santíssima que o Salvador chegou até nós. 

Imaculada Conceição da Virgem Maria ou simplesmente Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem sua Solenidade no dia 8 de Dezembro.

História e Oração – Ofício da Imaculada Conceição

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *