Nossa Senhora da Anunciação

Anunciação do Senhor

Solenidade da Anunciação do Senhor

A Solenidade da Anunciação do Senhor é uma data muito significativa para toda humanidade, principalmente para nós católicos. É uma importantíssima data mariana. Esta é a data que o Arcanjo Gabriel, anunciou a Maria que ela seria a Mãe de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Justamente por isso, a Santíssima Virgem também recebeu os títulos de Nossa Senhora da Anunciação e Nossa Senhora da Encarnação. Porque “o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”. (João 1; 14)

Este acontecimento aparece resumidamente em nossa Profissão de fé, o Credo. Naquela parte que diz assim: “… foi concebido pelo poder do Espírito Santo…” e também no Credo Niceno-Constantinopolitano: “…para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria…” 

No primeiro capítulo do Evangelho de Lucas entre os versículos 26 e 38; nos é descrito a Anunciação do Senhor. Lá é narrado assim:

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.

A concepção do Senhor foi para todos nós o início de um novo tempo; tempo de salvação que iniciou a pouco mais de 2000 anos. Hoje, em Março de 2021, infelizmente vivemos um caos mundial, uma pandemia que assola a humanidade e que está se mostrando de difícil controle.

Peçamos a Deus que a fé da Santíssima Virgem Maria nos inspire; e assim possamos nos ater às palavras do Anjo Gabriel: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.

Ah, já estava me esquecendo, quando a Solenidade da Anunciação do Senhor cai na Semana Santa ou coincide com o Domingo de Ramos, Páscoa ou com algum domingo da Quaresma, a Solenidade é transferida para a segunda-feira após a oitava da Páscoa. Se me lembro bem, isso aconteceu pela última vez no ano de 2018.

Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Encarnação ou Solenidade da Anunciação do Senhor é festejada no dia 25 de março, exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus Cristo. O Natal do Senhor.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *