São Jorge

Guerreiro e Mártir

Texto: Expedição 19

São Jorge é um dos mais venerados santos da Igreja Católica e do cristianismo. É padroeiro de diversas cidades e países em todo mundo. Poucas pessoas sabem; mas a cruz de São Jorge está representada em vários emblemas, brasões e bandeiras de diversos países. Estes lugares ou instituições adotaram o santo como seu padroeiro. E não podemos esquecer que o Papa Francisco, tem Jorge como nome de batismo: Jorge Mario Bergoglio.

São Jorge nasceu por volta do ano 275, na antiga Capadócia, atualmente Turquia. Ele era filho de pais nobres e cristãos; mas quando ainda era criança seu pai morreu e então mudou-se com sua mãe para Lida ou Lod, na Palestina. Hoje é território de Israel.

Quando jovem, Jorge assim como os jovens da época, se alistou no exército Romano. Suas habilidades e dedicação o fizeram ser promovido e com apenas 23 anos de idade ao posto de Tribuno Militar; e o imperador lhe deu o título de Conde da Capadócia. Nesta época sua mãe faleceu, ele ficou com a herança e foi morar na corte do imperador em Nicomédia, na Turquia.

Em tempo o imperador Diocleciano emitiu um decreto em que todos os soldados cristãos deveriam ser rebaixados e obrigados a prestarem cultos aos deuses romanos. Quando Jorge viu o decreto, distribuiu toda sua riqueza aos pobres e se preparou para enfrentar seu destino, pois ele era cristão. Confrontou o imperador e seu decreto. O imperador tentou converter Jorge de todas as maneiras lhe oferecendo dinheiro, terras, escravos, enfim; fez de tudo para convencê-lo a abandonar o cristianismo, pois sabia de sua importância dentro do Exército Romano. Mas, diante de todas as recusas, ordenou que o prendessem e que fosse submetido a torturas. Jorge; fez o sinal da cruz e encarou seu martírio. O imperador, mandou suspendê-lo no potro (uma espécie de cavalete de madeira) e dilacerar cada um de seus membros com garfos de ferro. Mandou queimá-lo com tochas e esfregar sal nas feridas que lhe saíam do corpo.  A cada sessão de tortura o Imperador lhe perguntava se renunciaria sua fé cristã, mas Jorge estava cada vez mais firme; e dizia que jamais renunciaria sua fé em Cristo ou adoraria algum deus pagão. O imperador se cansou e mandou decapitá-lo. Era 23 de abril de 303.

O túmulo de São Jorge pode ser visitado na cidade de Lod ou Lida em Israel.

Conta-se uma lenda que um Dragão vivia em um lago; e com seu hálito venenoso matava as pessoas de um povoado próximo a este lago. Ninguém, nem mesmo exércitos conseguiam exterminar a horrível fera. Para manter o Dragão afastado, resolveram sacrificar jovens donzelas que eram oferecidas ao monstro. Só que um dia a filha do rei foi a sorteada para tal sacrifício. O rei em desespero acompanhou sua filha até o lago e eis que surge São Jorge montado em seu cavalo branco. Então, ele fez o sinal da cruz e de lança em punho avançou contra o Dragão e o atingiu em uma parte que não havia escamas. Alguns relatos desta mesma lenda diz que ele não matou o monstro, com o ferimento o Dragão ficou manso como um cordeiro, então foi preso a uma corrente e a donzela o levou até o vilarejo.

Lá chegando, todos ficaram apavorados, mas logo São Jorge gritou dizendo para que não tivessem medo, que ele estava ali em nome de Cristo para vencer o Dragão e que todos deveriam se converter e serem batizados.

A esta lenda é atribuído o seguinte significado: O Dragão é símbolo do mau que foi vencido pela fé do cavaleiro São Jorge, o guerreiro. E a donzela representa a igreja por quem ele luta e vence.

São Jorge, mártir e guerreiro é festejado no dia 23 de abril.

Oração a São Jorge

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, proteja-me e me defenda com o poder de sua santa e divina graça. Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, e Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.” Amém.

São Jorge, rogai por nós.

2 comments

  1. says:

    São Jorge Guerreiro Rogai a Jesus Cristo Redentor Ressuscitado por Nós Amém

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *