Os pais de São João Batista
Texto: Expedição 19
Santa Isabel e São Zacarias são mais uma prova real de que para Deus, nada é impossível. Ambos já viviam a velhice e não tinham filhos. E para aumentar ainda mais a desesperança, Isabel era estéril. Esses fatores jamais influenciaram na Fé deste santo casal. Para coroar essa persistência e confiança em Deus, foram presenteados com um filho: São João Batista o anunciador de Jesus Cristo.
Historicamente falando, não há notícias sobre a infância de Isabel e Zacarias, contudo viviam na cidade de Ein Keren, nas proximidades Jerusalém em Israel. Na narração do Evangelho de São Lucas é relatado que era um casal justo diante de Deus e observavam todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Zacarias era sacerdote e seu nome significa: Senhor se lembra ou lembrado por Deus. Isabel sua esposa e descendente de Araão. Seu nome significa: Deus é juramento ou o juramento de Deus.
Isabel era estéril e naquele tempo, ser estéril era algo tido como um castigo divino, uma espécie de maldição e para a mulher então, um fardo muito mais pesado porque: enfrentava a discriminação da sociedade que cobrava por um descendente e assim dar continuidade ao nome de sua família. O fato do marido ter o direito de se separar e se casar com uma outra mulher para assim poder ter filhos. E o pior de todos eles, o sonho de toda mulher era ser mãe e poder dar um filho ao seu marido. Mas todos estes fatores jamais abalaram a vida de Isabel e Zacarias, eles confiavam em Deus e quem confia e tem fé sabe que Deus jamais o abandonará.
Um certo dia quando Zacarias estava no Templo, exercendo as funções de sacerdote, um anjo do Senhor vem lhe visitar e lhe diz: “não temas Zacarias, porque foi ouvida a tua oração e Isabel, tua mulher, vai te dar um filho e tu o chamarás de João.” Naquele momento, Zacarias ficou perplexo. Ele era um sacerdote, mas também uma pessoa como nós, que muitas vezes acaba por se esquecer da bondade e misericórdia de Deus. Assim, ele respondeu ao anjo: “mas como saberei que isso tudo irá acontecer? Já sou velho e minha mulher também.” Mas o anjo lhe disse: “eu sou Gabriel e fui enviado por Deus para lhe dar essa feliz notícia. Mas como você duvidou de minhas palavras, ficará mudo até que tudo isso aconteça.” Isabel ficou grávida e se afastou todos. Quando já estava em seu sexto mês de gestação, recebe a visita de sua prima Maria que já carregava Jesus em seu ventre, mas Isabel não sabia. E quando Maria chega; Isabel, cheia do Espírito Santo, diz a Maria: “donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Bastou sua voz chegar aos meus ouvidos e a criança estremeceu de alegria dentro de mim. Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre.”
Os nove meses se completaram e Isabel deu a luz. Todos queriam lhe desse o nome do pai, Zacarias. Mas Isabel disse que não, que seu nome seria João. Todos insistiam com Isabel, pois na família não tinha ninguém com aquele nome. E através de gestos foram perguntar ao pai, Zacarias. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “João é seu nome.” E no mesmo instante começou a falar louvando e bendizendo a Deus.
O evangelho de Lucas não nos dá mais pistas sobre a vida de Zacarias e Isabel, mas de acordo com a tradição católica, acompanharam seu filho João Batista em sua peregrinação no deserto.
De acordo com relatos do Proto-Evangelho de Tiago, um escrito apócrifo, Zacarias morreu logo após o nascimento de Jesus Cristo e Isabel faleceu quando seu filho João tinha aproximadamente 28 anos de idade.
São Zacaria e Santa Isabel, os pais de São João Batista, o anunciador de Jesus Cristo, são festejados no dia cinco de novembro.
“Santa Isabel e São Zacarias, intercedei junto a Deus para que nossos filhos sejam abençoados como o fostes vós e vosso João Batista, anunciando o Evangelho que nos conduz ao Caminho, Verdade e a Vida. Que sejamos irrepreensíveis diante do Senhor, como fostes vós, São Zacarias e Santa Isabel. Que os anjos nos conduzam e que todos os casais possam viver nessa plenitude de santidade que vós vivestes.” Amém.
Santa Isabel e São Zacarias, rogai por nós.
Comentários