Santa Maria Mãe de Deus
Expedição 19
São muitas as citações de que Maria, a Virgem Maria, é a Mãe de Deus. Este versículo do Evangelho de Lucas, é apenas uma destas citações. O Papa João Paulo II, São João Paulo II já dizia: “Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa de Deus Espírito Santo.” Maria esteve com seu filho Jesus, desde seu nascimento em Belém até sua morte aos pés da cruz em Jerusalém.
Apesar desta verdade já existir desde os primeiros séculos, o dogma de Maria como Mãe de Deus foi solenemente proclamado no 1º Concílio de Éfeso, em 431 no século V. Neste Concílio Maria recebeu o título de Theotókos, palavra que provém do grego e significa Mãe de Deus. Com a reforma litúrgica de 1969, a “Maternidade de Maria” passou a ser celebrada no dia 1º de janeiro, data em que se inicia o “calendário civil”. O Papa Paulo VI também instituiu nesta data o Dia Mundial da Paz.
Maria, não é somente Mãe de Deus ela é também nossa mãe. Sendo filhos de uma Mãe tão especial, o mínimo que podemos fazer é obedecê-la e seguir suas palavras como nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. A mãe que teve o filho nos braços ao lado da manjedoura em Belém e no monte Gólgota após sua crucificação em Jerusalém, é a mesma mãe que acolhe a todos nós, seus filhos, debaixo de seu manto.
Santa Maria, Mãe de Deus ou Solenidade de Maria Mãe de Deus é festejada no dia 1º de janeiro junto com o Dia Mundial da Paz.
Comentários