Nossa Senhora do Sorriso

A Devoção de Santa Teresinha

Nossa Senhora do Sorriso

Expedição 19

A infinidade de títulos de Nossa Senhora me confundia muito quando era criança. Sempre me perguntava: “Por que será que a tantas santas parecidas com nomes diferentes?” O catecismo trouxe um pouco de luz, pois ali eu aprendi que Nossa Senhora é somente uma, Ela é a mãe de Jesus Cristo. Mas por que então tantos títulos? Cada título de Nossa Senhora se refere a uma aparição, uma invocação ou a um Dogma da Igreja Católica. Assim como temos Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Cabeça ou então Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Com Nossa Senhora do Sorriso, não foi diferente. Sua devoção surge, no final do século XIX, em um momento muito difícil ocorrido na vida de uma menina francesa chamada Maria Francisca Teresa. Essa menina se tornou uma grande santa e doutora da Igreja. Nós a conhecemos como Santa Teresinha do Menino Jesus.

Após a morte de sua mãe, Teresinha, como era chamada a menina mais nova da família Martin, adota sua irmã Paulina como segunda mãe. Em outubro de 1.882, Paulina entra para o Carmelo e Teresinha fica sentida e muito doente. Os médicos não conseguem fazer um diagnóstico de sua enfermidade. Teresinha enfrenta uma depressão profunda.

Em seu livro autobiográfico “A história de uma alma”, Santa Teresinha relata quando foi curada com um sorriso da Santíssima Virgem Maria. Ela diz que no dia 13 de maio de 1883, quando ainda estava acamada, virou seu olhar para o lado da cama e viu a imagem da Virgem Maria, que estava em cima da cômoda, lhe sorrir e este sorriso a cura daquela doença, daquela angústia, de todo aquele mal que vinha sofrendo e parecia ser incurável. 

Começa a devoção a Virgem do Sorriso ou Nossa Senhora do Sorriso, a maneira que Teresinha se referia a Santíssima Virgem. Primeiro, na casa de sua família onde morava quando menina e depois de alguns anos, levou junto com ela esta devoção, quando entrou para o Carmelo na cidade de Lisieux.

Em 1894 essa imagem da Virgem Maria, agora Nossa Senhora do Sorriso, é levada para o Carmelo por Celina, a irmã de Teresinha que era cuidadora do pai. Após a morte dele, ela também foi para o Carmelo. É a mesma imagem do qual folheamos na primeira página do livro “História de uma alma”. Santa Teresinha escreve: “Antes de pegar a caneta, ajoelhei-me diante da imagem de Maria (aquela mesma que tantas provas nos deu das maternas predileções da Rainha do céu por nossa família), e lhe pedi que guiasse minha mão para que eu não escrevesse uma linha sequer que não a agradasse.”

A imagem de Nossa Senhora do Sorriso está acima da cripta de vidro onde estão as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Carmelo de Lisieux, na França.

Nossa Senhora do Sorriso ou Virgem do Sorriso é festejada no dia 15 de agosto.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *