Padroeira do Brasil
Texto: Expedição 19
A imagem da Santa Aparecida (ou simplesmente encontrada) em 1.717 por três pescadores no rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. É o maior milagre que o Brasil já teve. Pois somente ela, foi e é capaz, de unir todo o povo brasileiro. Aliás, ela é a padroeira do Brasil. Não importa a cor de sua da pele ou sua classe social. Se tem estudo ou se é analfabeto. Todos os filhos sempre serão acolhidos debaixo do manto de Nossa Senhora Aparecida.
Era o ano de 1.717, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Nesta época o Brasil era dividido em capitanias; e Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, o futuro Conde de Assumar, vem ao Brasil para governar a capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Um território imenso, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. O intuito de sua vinda não era percorrer ou explorar todo esse território, algo praticamente impossível para a época, mas sim distribuir terras a quem tivesse mais capacidade de extrair o ouro; e garantir que um quinto desse ouro chegasse ao rei de Portugal.
Desembarcou no Rio de Janeiro em julho de 1.717 e seguiu até a vila de São Paulo para tomar posse do governo. Feito isso começa a viajar em direção à Vila Rica, atual Ouro Preto, onde fixaria seu governo no Brasil e de lá administraria a exploração de todo o ouro. Quando sua comitiva passa pela vila de Guaratinguetá, no mês de outubro, é exigido de alguns moradores locais que pesquem todo peixe possível do rio Paraíba do Sul, para servirem um banquete ao governador e sua comitiva. Entre os pescadores estavam Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves.
A missão de pescar todo peixe possível, e até mesmo impossível, não estava tendo sucesso. Lá pelas tantas, João Alves joga a rede na água e sente que algo havia se enroscado nela, mas não era peixe; e quando retira a rede da água ela traz uma imagem de barro sem a cabeça. João não dá importância, coloca a imagem dentro do barco e continua a pescar. Não longe de onde estava, lança e recolhe a rede novamente; agora com um outro objeto de barro. Ele viu que se encaixava perfeitamente a imagem que ele havia encontrado; era a cabeça que faltava. A partir desse momento acontece uma pesca milagrosa; e todo peixe que era impossível está dentro da rede quando ela é retirada da água. A missão dos três pescadores estava cumprida.
Felipe Pedroso foi o responsável por levar a imagem para casa e lá montou um pequeno altar para receber a santa. Eles sabiam que se tratava de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal. Mas a partir de agora aquela santinha que havia aparecido nas águas do rio Paraíba do Sul se torna Nossa Senhora da Conceição Aparecida, futura padroeira do Brasil.
E os outros milagres envolvendo a santinha, além daquele da pesca, começam a surgir. É relatado que certa vez quando algumas pessoas estavam a rezar para a santa as velas se apagaram, sendo que não havia qualquer tipo vento ou brisa naquele momento e repentinamente se acenderam, sem nenhuma intervenção humana. Nessa época, Atanásio Pedroso, filho do pescador Felipe Pedroso, constrói um oratório para a santa, uma capelinha, próximo de onde ela havia sido encontrada, no Porto Itaguaçu, às margens do rio. Foi aí que a igreja acordou para aquele fenômeno, reconhece o culto a santa e inaugura em 1.745 a primeira capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, no mesmo local onde hoje se encontra a Basílica Velha.
Em 1.822 o Príncipe Regente Dom Pedro I passa pela capela de Aparecida 15 dias antes de proclamar a independência do Brasil no dia 7 de setembro.
Em 1.868, a princesa Isabel e seu marido pedem a Nossa Senhora Aparecida a graça de terem um herdeiro e presenteiam a santa com um manto ricamente ornado com brilhantes. Anos mais tarde em 1.884 ela volta com seu marido e três herdeiros. Desta vez em agradecimento a Nossa Senhora, a presenteiam com uma coroa de ouro cravejada de brilhantes e rubis.
Em 1.888 é inaugurada uma nova e maior igreja. O número de romeiros que visitam Nossa Senhora Aparecida, não para de aumentar. Essa é a igreja que conhecemos por Basílica Velha.
No dia 08 de setembro de 1.904, por decreto do Papa Pio X Nossa Senhora Aparecida é coroada Rainha do Brasil e recebe a coroa doada pela Princesa Isabel. Esta coroa é a que está na imagem até os dias de hoje.
Em julho de 1.930 o Papa Pio XI proclama Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil.
Em 1.955 começa a ser construído o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.
No dia 16 de maio 1.978 acontece uma tragédia. Nossa Senhora Aparecida sofre um atentado. Um rapaz quebra o vidro do nicho onde a imagem está exposta e a derruba no chão. Ela se quebra em quase duzentos pedaços. Mas felizmente a imagem é reconstruída pela artista plástica Maria Helena Chartuni no Museu de Arte de São Paulo.
Em 1.980 foi decretado oficialmente o dia 12 de Outubro feriado dedicado a devoção de Nossa Senhora Aparecida.
Os três últimos Papas visitaram a santinha Aparecida. São João Paulo II em 1.980 e 2.004. Bento XVI em 2.007 e Papa Francisco em 2.013.
São relatados inúmeros milagres à Nossa Senhora Aparecida. Dentre os milagres está aquele do escravo que havia fugido e foi recapturado. Quando passava, em frente à capela onde estava a imagem de Nossa Senhora Aparecida ele pede para rezar a santa. Com a autorização do jagunço, que o conduzia, ele começa a rezar com tanto fervor que as correntes se abrem milagrosamente libertando o escravo. Um outro milagre também muito conhecido é a do cavaleiro que zombava dos romeiros que visitavam a santinha e disse que entraria montado em seu cavalo dentro da igreja para provar o que dizia. O cavalo, empacou e, não conseguiu ultrapassar o primeiro degrau da escada e a marca da ferradura ficou na pedra. Estes objetos estão no museu da igreja.
A imagem original da santinha está, em um nicho blindado, na Catedral Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, estado de São Paulo, Brasil.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil é festejada no dia 12 de Outubro.
“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho,meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de Vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar da eterna glória, por todos os séculos dos séculos.” Amém.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós.
“Ó Senhora da Conceição Aparecida, nossa Rainha e bondosa Mãe, abençoai esta nossa casa, amparai nossa família e livrai todos os que aqui habitam, de todos os males, das doenças, dos acidentes, de todos os perigos que possam afligir o nosso corpo e a nossa alma. Fazei reinar aqui a concórdia, a união, o respeito. Ao vosso coração imaculado consagramos nossa família. Seja esta casa como a casa de Nazaré, um lugar de paz, alegria e felicidade. Todos aqui cumpram a vontade de Deus, pela oração diária e leitura da Palavra do Senhor, pela Missa de cada domingo e por uma vida de amor e caridade. Ó Virgem Maria, Senhora nossa, fazei com que um dia este lar, que na terra a vós pertence, seja reconstituído no céu onde será nossa eterna morada. Protegei-nos. Guardai-nos. Iluminai-nos.
Amém”
Comentários