Estrela do Mar
Expedição 19
Nossa Senhora dos Navegantes é mais um dos inúmeros títulos recebidos pela Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus. Esse título é invocado principalmente pelas pessoas que estão expostas às constantes intempéries do mar. Essas pessoas confiam a proteção de suas vidas à Nossa Senhora dos Navegantes.
Esta devoção surge na Europa do século XV, mais precisamente com os portugueses e espanhóis, cujos navegantes, desta época, atravessaram os mares e descobriram novas terras. As viagens duravam longos períodos em alto mar, lembrando que naquele tempo as embarcações eram muito menores, consequentemente mais vulneráveis. É dito ainda que muitos destes barcos tinham entalhados em suas proas a imagem de Nossa Senhora. Diante de tudo isso, essas pessoas pediam a Santíssima Virgem (com o título de Nossa Senhora dos Navegantes) sua proteção.
Mas muito antes disso, no início do século XI as cruzadas (que eram expedições formadas pela Igreja para recuperarem Jerusalém do domínio muçulmano) tinham que atravessar o Mar Mediterrâneo para chegarem até a Palestina. Portanto estes guerreiros, que tinham que fazer essa travessia, pediam a proteção de Nossa Senhora sob o título de Estrela do Mar (Stella Maris em latim). Era ela que os guiava e os protegia diante dos perigos do mar.
Aqui no Brasil, esta devoção chegou com os portugueses, quando estes desembarcaram por aqui em 1500. De lá pra cá esta devoção só tem aumentado e está difundida em grande parte do litoral do país. Há várias igrejas e cidades sob seu patrocínio, inclusive no estado de Santa Catarina existe uma cidade com o nome de Navegantes.
A comemoração de Nossa Senhora dos Navegantes tem diferentes datas. Tanto para as várias regiões do Brasil, como também para outros países.
Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora Estrela do Mar, rogai por todos nós.
Comentários